terça-feira, 4 de agosto de 2009

PROBLEMAS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NA CONTRUÇÃO DA REPRESENTAÇAO ESCRITA DA LINGUAGEM ( Emília Ferreiro )

Otexto remete a atenção do professor para uma atividade diagnótica, onde deve procurar perceber as dificuldades cognitivas ,que os alunos possam apresentar em sua alfabetização,no desenvovimento da escrita, afim de reconhecer o grau de avanço em nível de apendizagem.
Na alfabetização, podemos considerar três níveis deste processo: pré-silábico, silábico e alfabético. No nível pré-silábico, a criaça encontra-se em um estágio de ( perturbação alfabética ), as representações de símbolos não icônicos como bolinhas, rabisco e etc, podem fazer parte do que ela imgina estar escrevendo, como também pode usar números como se fossem letras, esta fase termina quando as crianças já reconhecem as formas gráficas das letras.
No nível silábico as crianças escrevem as palavras reconhecendo a dimensão das sílabas, e no nível alfabético, elas adiquirem o domínio da escrita das palavras cokm seu respectivo valor sonoro.
Portanto é preciso um acompanhamento efetivo e um olhar diagnóstico para detectar possíveis problemas de compreensão nos níveis de alfabetização, para que o professor possa intervir e ajudar o aluno a cminhar no processo de ensino x aprendizagem.

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